Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Crimes diminuindo

Ainda estamos envolvidos com os procedimentos da Operação.

É realmente algo bem complexo e demorado, mas superaremos.
Pela manhã ficamos envolvidos buscando elementos para desvendar a autoria de um roubo ocorrido em um estabelecimento comercial ontem à noite.

Durante a tarde, em uma dessas diligências, abordamos um grupo de indivíduos no interior de uma praça.
Deixamos a viatura distante e entramos na praça caminhando, meio que escondidos, de forma que só nos vissem quando já estivéssemos bem perto.

E deu certo. Quando notaram nossa presença já estávamos “em cima” deles.
Em revista pessoal no primeiro indivíduo, encontramos certa quantidade de maconha.

Algemei-o e o outro colega seguiu na revista, mas nada mais foi encontrado.
Levamos para a Delegacia para lavratura do flagrante pro tráfico de drogas, já que o argumento de que era usuário não colou.

Nos últimos dias dediquei-me e elaborar uma tabela com estatísticas dos crimes contra o patrimônio registrados nos últimos meses.
Maior atenção para os furtos, roubos e estelionatos, já que são delitos mais comuns por aqui.

Dentro dos furtos, discriminei aqueles em residências, em veículos, de veículos, em estabelecimentos comerciais, e “outros furtos”.
Nos roubos, discriminei aqueles contra pedestres , contra estabelecimentos comerciais, de veículos e em residências.

Depois disso, utilizei o Excel para transformar todos os dados em uma tabela, primeiro geral, depois discriminada.
Foi interessante ver como o índice de crimes contra o patrimônio tem diminuído nos últimos meses.

Roubos saíram de uma média de mais de quinze por mês para menos de cinco.
O índice de furtos caiu um terço mês passado e possivelmente vai cair ainda mais este mês se seguir com a média atual.

O segredo?
Ainda estou tentando descobrir.

Na verdade, criei a tabela exatamente para verificar o que leva a essa sazonalidade, embora já tenha em mente algumas hipóteses.
O fato de termos “destapado” algumas autorias e pedido a prisão preventiva dos acusados, que continuam presos, ajudou bastante, principalmente na diminuição dos roubos.

O mesmo vale para os autores dos furtos, embora estejam presos por este e por outros motivos, já que dificilmente ficam presos por responderem por furtos (infelizmente).
Assim que encerrar este mês, poderei ter dados mais concretos da diminuição dos crimes contra o patrimônio.

Vamos ver o que poderá ser extraído dessas informações.
Tudo em prol da diminuição da criminalidade.

12 comentários:

  1. Bom trabalho, Inspetor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Luiz, excelente trabalho.

    Rapaz, chegamos a 1 mês de curso aqui no RJ e estamos gostando bastante. Já aprendi coisas que nem fazia ideia de como funcionava, por exemplo, não sabia que hoje está tudo informatizado por aqui, setores interligados (dentro da corporação) etc. Tem funções específicas também, os que trabalham em investigação, os que atendem ao público os que trabalham na parte administrativa.

    Quando leio seu post, tenho a impressão de que você faz tudo, não há essa divisão de funções como aqui no RJ.

    Fale um pouco sobre isso e me diga, está tudo informatizado por aí?

    Abração e continue tocando o barco.
    Fábio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na academia tudo é muito lindo.... cuidado pra nao se surpreender negativamente quando de fato começar o serviço.... numa reuniao do nosso sindicato, um inspetor com mais de 25 anos de casa e apaixonado pela policia falou exatamente as seguintes palavras: "eu sou um cara otimista, mas quando se trata da polícia, sou obrigado a ser pessimista." um "segredo" esse inspetor é instrutor de vocês, prováveis futuros inspetores... digo prováveis porque ainda tem possibilidade de serem reprovados seja no curso de formação seja pela investigação social.. ah e eu vi uns caras barrigudos ja... tenso hein! nao é voce nao ne?? kkkk

      nao sei que nivel ta a policia do cara do blog.. acho que todas as policiais civis do brasil tao no mesmo patamar... e ele está no interior deve ter um pouco menos de recursos que se tem numa dp da capital...

      Investpol PCERJ

      Excluir
  3. A quem possaminteressar, saiu o novo concurso da PCRS

    ResponderExcluir
  4. Edital no site www.fdrh.rs.gov.br

    ResponderExcluir
  5. Amigo Investpol, eu não sou um dos gordinhos não, hehehehe.

    Eu não to vendo bem isso não, os professores estão sendo bem realistas conosco, abrindo nossos olhos para a realidade que nos espera, lógico que nem todos são iguals, alguns passam a matéria e só, outros contam um pouco do seu dia a dia, dos problemas que podemos encontrar, da sua realidade (a maioria são policiais).

    Eu como sou sangue novo na corporação, to entrando com muito otimismo, vamos ver se daqui 20 anos continuarei com esse otimismo todo.

    Abraço.
    Fábio D.

    ResponderExcluir
  6. Fabio, entre com bastante otimismo e entusiasmo sim! é disso que a polícia precisa e a sociedade mais ainda! retificando a minha mensagem anterior.. eu não quis dizer que a PCERJ é ruim.. só que poderia ser melhor.. na questão da estrutura, menos politicagem e salário melhor... política parece que sempre vai interferir, infelizmente.. salário nao sei se algum dia teremos excelente salário.. mas a estrutura está melhorando bastante.. desde a implamtação da 'delegacia legal' que informatizou tudo, criou uma padrao de delegacia e agora a cidade da polícia.. demorou, mas enfim a PCERJ ganhou um investimento que merece e pra quem tem polícia no sangue... esses pequenos pontos negativos nao estragam nada, digamos assim... e sobre o inspetor que eu citei.. mesmo ele tendo falado aquilo.. como eu disse, o cara é apaixonado pela polícia.. ele ja poderia ter se aposentado, mas nao sai.. kkk é como se a policia fosse uma droga... mas uma droga boa!!! kkkk

    abraço!

    Investpol PCERJ

    ResponderExcluir
  7. Alguns professores falam o seguinte: "Se pretende fazer outros concursos façam logo agora no início porque a PCERJ vicia, se ficar na PCERJ por pelo menos 3 anos não saem mais, vão se apaixonar". kkkkkk.

    Mas realmente nós notamos essa empolgação em alguns professores sim, apesar de mostrarem a realidade, mostram também que amam a corporação, isso é bom, imagine ter aulas só com professores desmotivados e falando mal da corporação, a maioria dos alunos nem completaria o curso, eles têm sido bem coerentes, mostram o amor e a realidade, para abrir nossos olhos e não para nos deixar com medo.

    Por enquanto ainda estou em lua de mel com a Acadepol e não vejo sinais de decepção não.

    Abração e valeu pelo papo.
    Fábio D.

    (Luiz, desculpe utilizar seu blog para esse bate-papo, abração pra ti paraceiro)

    ResponderExcluir
  8. Fábio D, vcs têm direito a bolsa ($$$) durante a acadepol? Se sim, quanto? To na terceira fase de agente e escrivao do Goiás e lá só diz que os alunos receberam uma bolsa no valor do menor vencimento pago pelo executivo.
    Só curiosidade mesmo...
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Temos sim Anônimo, mas ainda não começaram a pagar, já disseram que lá para o terceiro mês que devemos começar a receber (provavelmente com os atrasados), tem uma burocraciazinha que tem que ser cumprida antes.

    O valor ainda não sabemos, mas deve ficar próximo do salário mínimo pois o salário aqui no RJ é pouca coisa a mais que o mínimo, o restante vem em forma de benefícios. Há um projeto para tirar os benefícios e virar tudo salário como já é na SEAP, mas até agora é só projeto, nada foi feito efetivamente.

    Abraço
    Fábio D.

    ResponderExcluir
  10. o dono do blog abandonou os visitantes kkk

    ResponderExcluir
  11. realmente, isso que foi falado nos comentários é verdade... a polícia é viciante, mas claro que nem todo mundo pensa assim... tenho colegas policiais que veem a policia como um mero emprego e na primeira oportunidade de se aposentar, vao embora..

    aqui na minha dp nós temos a oportunidade de trabalhar com o policial civil mais antigo do nosso estado... ele tem 67 anos e diz que só vai parar de ir trabalhar quando chegar à idade da aposentadoria compulsória... claro que ninguem deixa ele ir pra rua, mas ele é corredor, tá em boa forma fisica e sempre porta uma pistola e um revolver.. o cara é brabo rsrs muita experiencia policial e muitas historias boas que ele compartilha com a gente...

    ResponderExcluir