Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resumo dos últimos dias

Um resumo dos últimos dias:

Sexta-feira foi um dia extremamente movimentado com muitos mandados de prisão e de busca e apreensão sendo cumpridos.
Com isso, acabei trabalhando até as 19h.

Antes disso, na quarta-feira, tive a primeira situação constrangedora fora do horário de serviço.
Fui em um aniversário e, ao entrar na casa, uma das primeiras pessoas que enxergo é um indivíduo onde cumprimos um mandado de busca.

Como não havia muito a ser feito, cumprimentei normalmente e, aos poucos, fui me deslocando, juntamente com outros colegas, até que ficássemos num grupinho separado.
A noite transcorreu sem problemas.

Na academia que freqüente cruzo todos os dias por outro indivíduo onde cumprimos mandado na casa e na empresa dele.
Também cumprimento ele normalmente, não há motivos para animosidades.

Hoje também passei o dia bastante atarefado, mas “enclausurado”.
Saí apenas para fazer um levantamento fotográfico de um veículo apreendido.

Me concentrei em procedimentos complicados que voltaram do gabinete e necessitavam de movimentação.
Amanhã acho que teremos outro dia movimentado.

Aguardem!

15 comentários:

  1. Grande Luiz, hoje (e também na semana passada) foram dias movimentados aqui no RJ, foi a semana de matrículas para a Acadepol, eu como fiquei colocado lá no final fiquei para hoje, último dia, que emoção adentrar aquela instituição e ter o primeiro contato com esse mundo maravilhoso da Polícia Civil.

    Semana que vem já começam as aulas e em breve, se tudo correr bem seremos colegas de profissão.

    Abração
    Fábio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, eu tava lendo seus comentários e vi que você é do RJ e está entrando na academia de polícia. Eu também sou do Rio de Janeiro e tenho interessante em me tornar policial civil. Não fiz a prova de inspetor, mas devo fazer de oficial de cartório e papiloscopista (tudo indica que sai ainda esse ano), acredito que seja a mesma organizadora e o mesmo conteúdo programático.

      Então, você tem alguma dica para passar no concurso? Como você estudou para passar na prova de conhecimentos? O fato de ter apenas uma prova de múltipla escolha me tranquiliza, porém, são 100 questões e eu me assustei um pouco com a quantidade de matéria no edital de inspetor, principalmente porque não sou formado em direito. Desde já obrigado e sucesso!

      Roberto

      Excluir
    2. Corrigindo: tenho interesse.

      Excluir
    3. Bom dia Roberto, isso vai de cada um, eu preferi fazer um cursinho pois ajuda a direcionar os estudos, tem gente que consegue se organizar e estudar bem sozinho.
      O mais importante é a regularidade do estudo, estude todo dia, num ritmo que seja agradável para você, assim assimila melhor a matéria.
      Pegue provas dos últimos concursos, para ver como as questões são colocadas e tome cuidado com as "pegadinhas" (nesse caso os cursinhos são imbatíveis pois conhecem todas as "pegadinhas").

      Foque também no TAF, veja qual será o teste físico e treine, se preciso for procure um Personal Trainer para melhor orientá-lo e prepará-lo (eu peguei dicas com um amigo personal e organizei meu treino sozinho).

      No mais, boa sorte nas provas.
      Abraço
      Fábio D.

      Excluir
    4. Muito obrigado por me responder, Fábio! Exatamente nesses pontos elencados por você que eu estava pensando bastante o que seria melhor para o meu perfil. Eu pensei bastante em curso preparatório presencial, porém em toda a minha vida de estudante eu aprendi mais lendo do que ouvindo, consigo compreender melhor lendo.

      Visto que o conteúdo cobrado será extenso e a prova não está tão distante assim (espero!), eu já estou providenciando material. Apostilas completas de todas as disciplinas e como complemento, já baixei um curso completo (vídeo aulas) de português pra concurso do CERS e até agora, um curso completo de direito administrativo da LFG, espero encontrar de direito constitucional, penal e processual penal. E já encontrei a prova de inspetor com o gabarito e estou dando uma olhada, e nas exigências da prova física que consta no edital também.

      Abraço!

      Roberto

      Excluir
    5. Complementando, eu também não sou formado em Direito, sou Designer, levei pau em direito em 2 provas que fiz, na própria PCERJ e MPERJ, mas consegui passar. O cursinho preparatório que fiz, na verdade foi para o MPERJ em 2011, mas como a matéria era a mesma me possibilitou fazer a prova para a PCERJ (só tinha a mais o Direito Penal e Processual Penal que estudei por minha conta).

      Como você falou, cada um tem o seu perfil, eu não consigo estudar sozinho, sem um direcionamento, por isso o cursinho foi importante para mim.

      Abraço
      Fábio D.

      Excluir
    6. Valeu, Fábio! Saber disso com certeza dá um ânimo a mais!! E e eu comentei que me assustei um pouco com a quantidade de coisa cobrada, mas tem de ser assim mesmo, afinal a polícia civil é a polícia judiciária e é bom já entrar nela tendo uma ótima noção jurídica, vamos ter de usar esses conhecimentos diariamente lá. Vou me esforçar bastante! Sucesso no curso de formação! E quem sabe a gente não se encontra em alguma operação por ai!!!

      Ah, e entre os concursos que eu mancionei, apesar de tentar também pra oficial de cartório, vou preferir o cargo de papiloscopista... tenho uma tia que é papiloscopista da PF e com certeza a rotina parece muito mais tranquila do que de um agente, com menos riscos e envolve muita pesquisa, trabalho no labortório, usando banco de dados, mas não deixa de ser policial!!!

      Abraço!

      Roberto

      Excluir
  2. Luiz, interessante seu blog. Pra quem quer ser policial civil é ótimo como incentivo! Há poucos blogs de policiais na internet, ao menos todos o que eu já acessei são bons, como o seu. Tava lendo outras postagens e gostei a beça, apesar de você não ser policial aqui do meu estado, ai não ser exatamente a realidade que eu devo encontrar quando alcançar o meu objetivo. Meus cumprimentos!

    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Fala fábio,
    Acabei de fazer a prova que vc foi aprovado (inspertor da PCRJ 2012) e achei ela bem complicadinha. Bem atípica, se em relação às bancas mais conhecidas.
    Uma dúvida: nessa prova passou pras fases seguintes quem obteve qual pontuação?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o Fábio, mas li por aí que a 'nota de corte' da última prova de Inspetor do RJ teria sido de 52 pontos, logo, podemos dizer que realmente o nível estava elevado. E de fato a banca escolhida pela PCERJ não tem muito tempo, isso complica um pouco para estudar provas anteriores.

      Excluir
    2. As questoes nao tinham peso nao, ne?

      Excluir
    3. Pior que nem sempre é o nível da prova que está alto, depois que eu fiz alguns concursos, reparei que muita gente se inscreve, porém, nem se preocupa em estudar pra prova ou não o faz de maneira efetiva. Já vi gente que no dia da prova nem sabia as disciplinas que seriam cobradas. rsrsrs

      Excluir
  4. Questões da PCERJ sem peso. Pontuação para entrar dentro das vagas foi 59 pts.

    ResponderExcluir
  5. Nota de corte foi 60 para ampla concorrência, para cotista todos que passaram entraram pois tinha menos de 5% que é o exigido por lei (por isso que quem ficou com 59 em 1.200 não entrou, os cotistas passaram a frente).

    Só tinha peso para desempate, sei que Direito vinha na frente, mas não me lembro bem a ordem das matérias para desempate.

    Abraço e boa sorte.
    Fábio D.

    ResponderExcluir