Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

A importância dos informantes.


O serviço investigativo se dá na colheita de informações.
Essas informações são obtidas de diversas formas.

Uma figura conhecida e de grande importância é o informante.
Em alguns casos, o informante fornece elementos com algum interesse.

Há exemplos de traficantes que entregam outros traficantes.
Há exemplos de pessoas que buscam tirar proveito da situação.

Há aqueles que acreditam que, contribuindo conosco, ficaram imunes à nossa ação.
Ledo engano.

Não afirmo aqui que isso não ocorra, mas, felizmente, não presenciei nada do tipo.
Mas há aquelas pessoas que simplesmente querem ver o crime longe de suas casas e acabam passando informações.

O informante pode contribuir de forma eventual ou permanente.
Eventual quando vê algo de que suspeita ou tem certeza da ilicitude e procura ou telefona para a polícia.

Nesse caso, quando o informante conhece algum policial, procura diretamente por essa pessoa.
Seja em ambiente de trabalho, seja em casa.

Se não conhece, geralmente efetua ligação para a Delegacia e passa a informação, de forma anônima.
De posse da informação passada, fazemos uma certidão relatando tudo.

Ela é repassada ao Delegado, que decide a relevância e o que deve ser feito.
Mas também há os informantes que contribuem de forma permanente.

Contribuem ou por conhecer os sujeitos relacionados ao crime, ou pelo fato de o crime acontecer no meio onde vive.
Mas, claro, isso são pequenos exemplos.

Há N fatores que levam alguém a ser um informante.
E há que se ter o cuidado de filtrar tudo o que nos é passado.

Não acreditar em tudo, mas não desmerecer nada antes de confirmar as informações.
Como disse, o informante, geralmente, fideliza suas informações a alguém.

E não adianta, se ele não tiver confiança plena em outro policial, não vai falar.
Na condição de novato e de não estar na minha cidade natal, ainda não possuo informantes.

Frequentemente saio da sala quando informantes aparecem.
Evito causar algum receio e fazer com que a pessoa tema, por algum motivo, minha presença.

Certamente, com o tempo, terei meus próprios informantes.
Por enquanto, me concentro em observar como eles agem e os motivos pelos quais nos ajudam.

Assim, espero poder fazer um bom trabalho quando chegar minha vez.

13 comentários:

  1. Parabéns por compartilhar informações com os internautas.

    Mas você verá que os caminhos para servidor publico será difícil. Tempos atrás foi fazer um BO na polícia Civil, meu Deus. Eu sou ruim em escrever, mas o pessoa que me atendeu, coitada tive pena, fiz escrever duas vezes o BO, acabei desistindo, pela quantidade de pessoas que tinha na fila. Se cai na mão de um investigador o BO, é para rir ou chorar.

    Ai vejo toda este teoria bonita de investigação cair por água baixo. É uma pena!

    Mas siga em frente e não desista. Se puder ser melhor que os outros ótimos, mas sempre terá um para puxar vc para baixo principalmente o chefe. Serviço publico geralmente é isso ai!

    Grande abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o tira Luiz não falou sobre registro de ocorrência. E sim sobre uma parte da investigação. Fazer BO é uma burocracia que em muitos países é função dos patrulheiros. Sua conclusão foi falha. E por que falar que o chefe seria acabaria com a motivação do policial? Muito sem noção!
      Papa Charlie

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas Paulo.
      E obrigado pela defesa Papa Charlie.
      Abraço!

      Excluir
  2. Caro jovem tira, o correto seria dizer coleta de informações.
    Além do importante papel do informante, temos também o colaborador. Não sei se você aprendeu na Academia a diferença entre eles ou já viu na prática. Uma dúvida: aí no seu estado, quais são os cargos de Agentes da Polícia Civil? Explico: no Rio de Janeiro nós temos os cargos de Inspetor e Investigador (Inspetor é superior ao Investigador e esse ganha menos e precisa apenas do ensino médio). Já em São Paulo, temos os cargos de Investigador que está acima de Agente e esse ganha menos e não exige-se ensino superior. E não encontrei o seu cargo no conteúdo do blog. Qual é ele?
    Bom serviço!
    Papa Charlie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papa Charlie, agora que falaste, lembro que havia a diferença sim, mas não lembro a definição técnica exata.
      Na prática, não vi distinção.
      Aqui no Estado temos os cargos de Inspetor e Escrivão.
      O cargo de Investigador está em extinção.
      Encontrará Investigadores entre policiais antigos.
      Há mais ou menos 11 ou 12 anos exige-se ensino superior para qualquer um dos cargos aqui no Estado.
      Eu sou Inspetor de Polícia.
      Obrigado pelas dicas.
      Abraço!

      Excluir
    2. Então, é realmente difícil distingui-los no início. Mas em linhas gerais, a diferença entre informante e colaborador é que o informante fornece dados, o colaborador cria facilidades. Mas até mesmo nas definições oficiais, os dois se confundem. Enfim, desde que os objetivos sejam alcançados e ninguém é morto, quem vai atentar para meras definições...

      Desculpa quaisquer erros de português nos comentários, escrevi rápido.
      É sempre bom dar algumas dicas de sobrevivência.
      Adendos: Nunca subestime uma faca, há vídeos na internet demonstrando como podem ser perigosas. Em curta distância, o policial não tem tempo para sacar a arma e o bandido já o acerta com a faca. Ah, e quando escolher uma, compre a Smith and Wesson SpecialOps Boot Knife. É a melhor.
      Bom trabalho!
      Abraço!
      Papa Charlie.

      Excluir
  3. Ah, complementando.
    Você falou sobre, mas não deu o nome técnico, é a famosa VPI - Verificação de Procedência da Informação. E no caso de quem trabalha na área de Inteligência, que é o meu caso, é a Técnica de Avaliação de Dados.
    Continue com o blog, está ficando muito bom!
    E uma dica para você na questão tática, além da arma de fogo, compre um BET - Bastão Expansível Tática com pelo menos 65 cm quando aberto, de preferência um ASP e uma faca tática com lâmina de 15 cm no mínimo. E claro, aprenda a usar bem essas armas. Nem sempre precisamos utilizar uma arma de fogo, se estivermos muito próximos do agressor, sacar a arma pode ser uma perigo, pois o mesmo pode conseguir tirá-la de nós, ok? Só saque a arma em uma distância superior a 7 metros. Para manter distância de um agressor desarmado, use o bastão e em curtíssima distância, use uma faca. Infelizmente muitos policiais morrem por bobeira na hora do combate. Lembre-se: ter uma pistola .40 não é ser invencível. Há muitos bandidos de carreira que matar policial é uma especialidade e usam .45...
    Novamente, bom serviço!
    Papa Charlie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente obrigado pelas dicas Papa Charlie, certamente são de muita valia.
      Abraço!

      Excluir
  4. Certa vez trabalhando como taxista fiz uma corrida com 2 pessoas, algo me fez notar que eram bandidos, um carregava uma bolsa praticamente abraçado na mesma. Queriam uma pousada, notei o sotaque diferente, conversei e um deles me falou de onde vinham, eu conhecia o lugar e descrevi a eles, falei q tinha morado em um morro, me perguntaram se conhecia o fulano ... Realmente sabia quem era, passei uma certa confiança a eles, procurei um hotel bem popular para os dois, durante o trajeto um deles me passava mais informações q outros estavam na cidade, até chegar no hotel já sabia que se tratava de troca de drogas por armas e munições oriundas do Uruguai. Ao chegar no hotel recebi o dinheiro da corrida e um pouco mais, pediram então para que eu voltasse as 23:30 para levá-lo em uma "entrega", prontamente falei q no horário combinado estaria ali. Não passei meu número a eles e nem eles a mim, aí eu saí do local com a certeza q no horario marcado não voltaria de jeito nenhum. Pensei: vou na delegacia e vou contar tudo oq presenciei, chegando lá havia uma moça loira estava sozinha, pelo menos na sala de atendimento, a mesma estava usando o computador no Facebook,quando comecei a relatar o acontecido ela nem me olhava, sua atenção era no maldito Facebook, aí então ela me interrompeu e me disse o seguinte: senhor! Vá até o quartel da PM e fale com " eles"! Sabe oq fiz: fui pra casa e não trabalhei mais aquela noite.

    ResponderExcluir
  5. Certa vez trabalhando como taxista fiz uma corrida com 2 pessoas, algo me fez notar que eram bandidos, um carregava uma bolsa praticamente abraçado na mesma. Queriam uma pousada, notei o sotaque diferente, conversei e um deles me falou de onde vinham, eu conhecia o lugar e descrevi a eles, falei q tinha morado em um morro, me perguntaram se conhecia o fulano ... Realmente sabia quem era, passei uma certa confiança a eles, procurei um hotel bem popular para os dois, durante o trajeto um deles me passava mais informações q outros estavam na cidade, até chegar no hotel já sabia que se tratava de troca de drogas por armas e munições oriundas do Uruguai. Ao chegar no hotel recebi o dinheiro da corrida e um pouco mais, pediram então para que eu voltasse as 23:30 para levá-lo em uma "entrega", prontamente falei q no horário combinado estaria ali. Não passei meu número a eles e nem eles a mim, aí eu saí do local com a certeza q no horario marcado não voltaria de jeito nenhum. Pensei: vou na delegacia e vou contar tudo oq presenciei, chegando lá havia uma moça loira estava sozinha, pelo menos na sala de atendimento, a mesma estava usando o computador no Facebook,quando comecei a relatar o acontecido ela nem me olhava, sua atenção era no maldito Facebook, aí então ela me interrompeu e me disse o seguinte: senhor! Vá até o quartel da PM e fale com " eles"! Sabe oq fiz: fui pra casa e não trabalhei mais aquela noite.

    ResponderExcluir
  6. Contribui várias vezes passando e levantando dados invasão de sistemas , localização de pessoas quebra de dados telefônicos e muitos serviços voltados a área investigativa, sempre obtevemos êxito nas operações onde tive o prazer de Auxiliar com informações produtivas ao combate ao crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigador de Polícia: rodrigobarroscamargo@hotmail.com

      Excluir
  7. Eu sou um informante da Policia aqui de minha cidade moro em São José do Rio Preto SP (Interior) no começo eu fiquei meio assim de tipo eles abrir a boca para algum traficante falar que fui eu que falei ... mas ai pencei "É CPI5 os cara é da Ação Especial da Policia Militar" ai virei um informante no começo eu so via movimentçao de drogas e passava foram 3 "Botes" certeiros que eles deu entao o sargento que eu Ajudo falou que queria ter "Contato Visual comigo (Cara a Cara) lendo aquilo fiquei comedo não irei mentir pois eles parecem o pessoal da Rota e da um serto medo sim pq nao saberia a reaçãodeles ao me ver por eu ter tatuagens etc mas ai marcamos um dia para nos vermos foi eu e ele com a Equipe toda dele cheguei lá me surpreendi pois eles não acharam ruim de minhas tatuagens pq elas não são apologicas pois quem ver acha que tem algo aver com crime só pq tenho caveiras tatuadas entao eles disse " Em questão os seus "Carimbos"( Tatuagem) te ajudam e fica tranquilo caveira a gente gosta ele me ergueu a manga da farda dele e vi tambem tatuagens de caveira ai me senti em casa né kkk" ai passou um tempo eu queria mais nao queria apenas passar informaçoes eu queria ter contato diretamente com os traficantes marginais brandido etc.. Ate que resolvi falar para o sargento pois eu ja via a equipe nao apenas como policia e sim como irmãos e penssei vou provar pra eles que eu quero ajudar msm e disse que eu queria fazer alguma coisa infiltrado eles ja descinfiou pois acharam que eu queria algo em troca "Dinheiro" disse que não vou ser um voluntario e tambe,m queria provar para eles que eu era de confiança eles me colocou em um "QRU" de uns cara que fez um assalto a uma loteria aqui então me aproximei dos meliantes e comecei a descobrir a onde estava as armas os coletes etc. ate que um dia a gente resolveu dar um bote de primeira deu certo claro eu fiquei dentro do carro com os Investigadores e a equipe entrou e pegou tudo ...... Então eu tenho orgulho por apenas ajudar os PMS de minha cidade ,


    Pois eu penso assim gente informante deveria ter algum cadastro algum numero ou serie pq ja aconteceu de eu estar quase conseguindo a informação e outra equipe abordar e eu perder tudo sabe sla tipo algo que eles puchando no sistema da VTR constase que era informante pq creio eu que informante ajuda muitos os PMs...

    É então no caso do Informate ser "Arisco" eu msm não gosto por exemplo eu estar coma equipe que eu conheço conversando e chegar outra pq não sei quem é se é de confiança normal isso entre os informantes bom o sargento me disse que o Informante bem diser é um "Investigador infiltrado" isso procede gosto de ver opnião de outros PMs gosto de falar sobre essas coisas"

    bom todos me chamam de "Alves" vou disponibilizar meu Whatsapp de informação caso agum amigo Pm quizer me chamar as vezes consigo algo ou tiro alguma duvida etc


    Whats: (017)99126-2360 "Alves"

    ResponderExcluir