Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Período na Academia de Polícia.

Como já mencionei anteriormente, o período na Academia de Polícia, é muito bom.

Além do aprendizado, fazemos amigos que levaremos para sempre.

O começo geralmente é mais difícil, pela adaptação em si.

Damos risada quando nos dizem que sentiremos falta da Academia, mas isso se confirma.

No final do Curso de Formação, criei dois vídeos, como lembrança de tudo o que havíamos passado.

Compartilho com vocês.

Espero que gostem!

 

10 comentários:

  1. Inspetor Morais, quando você estiver apto e as inscrições abertas, faça o curso de operações/recursos/ações especiais/táticas (não sei como denominam aí no seu estado), mesmo que não for lotado na equipe, certamente vale o aprendizado. Aposto que sentirá ainda mais saudade da moleza da formação básica... haha

    Tenho mais uma dúvida, pois gosto de saber como andam as polícias estaduais do nosso Brasil, mas só tenho mais contato mesmo com o pessoal de SP. Na formação básica da Acadepol do seu estado, está no currículo o uso do fuzil? Aqui no Rio de Janeiro o aluno sai da Acadepol sabendo manusear os cinco tipos de armas (em qualquer unidade temos à disposição os fuzis FAL e Colt m4), já em SP, para portar o fuzil, é preciso realizar um curso extra, pois o aluno só sai da Acadepol sabendo manusear até submetralhadora.

    Abraço.
    Papa Charlie.
    CINPOL/PCERJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Papa Charlie.
      Na academia manuseamos revólver, pistola, carabina e calibre 12.
      No entanto, só saímos habilitados para revólver e pistola.
      As outras duas armas exigem curso específico.
      Abraço!

      Excluir
  2. espero um dia estar na acadepol. Da PCDF, de preferência. minha terra natal.

    parabéns e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Fala grande Luiz,
    podia nos dar uma idéia sobre as atribuições dos cargos dentro da PC, o que faz um inspetor, um investigador, um escrivão, um delegado?

    Onde termina a competência de um e começa a do outro etc?

    Pode ser bem resumido, sei que sua vida é corrida e as vezes nós leitores nos tornamos exigentes demais, hehehehehe.

    Abração
    Fábio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei fazer isso Fábio D.
      Na prática, Inspetores, Escrivães e Investigadores fazem as mesmas tarefas, não há muita distinção.
      Quanto ao Delegado, terei de pesquisar de forma mais minuciosa, mas, resumidamente, é a chefia profissional e administrativa.
      Abraço!

      Excluir
    2. Teoricamente, o Escrivão tem um trabalho mais interno, ele formaliza a investigação. Tanto que normalmente no concurso público, exige-se prática de digitação. Mas nada impede que o escrivão, na prática, desenvolva as mesmas atividades que os demais policiais. Investigador, Inspetor, Agente são mais operacionais. Eles investigam, cumprem mandado de busca e apreensão e de prisão, são responsáveis pela segurança dos detidos até a entrega para o Serviço Penitenciário, podem, inclusive, serem designados para fazer a proteção de autoridades e de seus familiares e até mesmo algumas rondas especializadas com um objetivo bem definido, com informações privilegiadas. E claro, todos atendem ao público, fazem oitivas, participam de depoimentos. Todavia, uma vez dentro da Polícia, o policial pode desenvolver atividades bem distintas da função habitual de um policial. Eu por exemplo sou Inspetor de Polícia, mas exerço atualmente atividades de Analista de Contrainteligência Policial, sou lotado na Coordenadoria de Inteligência Policial e desenvolvo um trabalho com Corregedoria Interna da Polícia Civil. Fui o responsável por mais de uma dúzia de prisões de funcionários que estavam vendendo informações sigilosas de investigações em andamento e de planejamento de operações. O delegado é o presidente do inquérito policial, é o líder dos agentes, chefia uma delegacia, uma divisão, uma coordenadoria, a própria Polícia Civil e quase sempre é o único porta-voz da Polícia, é o elo com a empresa. Investigador, Agente, Inspetor e Escrivão são agentes da polícia judiciária, enquanto o Delegado é a autoridade policial. Mais detalhes só procurar as leis estaduais que regulamentam exatamente as funções de cada servidor.

      Acho que tá na hora de eu escrever um blog ou um livro... haha

      Papa Charlie

      Excluir
    3. Obrigado por responder Papa Charlie!
      Abraço!

      Excluir
  4. Obrigado Papa Charlie.

    Fábio D.

    ResponderExcluir