Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O discurso


Boa tarde!
Primeiramente, cumprimentamos o Excelentíssimo senhor, Governador do Estado, Tarso Genro, bem como todas as autoridades já nominadas pelo protocolo.

É com indescritível felicidade que estamos aqui hoje.
Conforme muito bem mencionado por Luis Fernando Veríssimo, “O passado é prologo. Certos acontecimentos dão força a essa frase. Transforma tudo que veio antes em preliminar, em mero antecedente, ou, para usar outro termo literário, em prefácio. Você se da conta de que tudo que houve até ali, toda uma vida, toda uma história, foi simplesmente preparação para aquele certo momento, depois do qual, nada será como era. E o passado ganha uma lógica que não tinha. Você passa a entender tudo em retrospecto. Tudo tinha um sentido, em que você apenas não percebera, na falta do momento maximo”.

Para alguns, esse é o momento mais esperado dos últimos oito meses. Para nós, colegas, esse é o momento mais esperado de uma vida inteira.  
Cada um chegou até aqui por uma razão diferente, mas certamente com a mesma imensa vontade.

Foi essa vontade de chegar até aqui que nos motivou para inscrição no concurso, para os estudos para a prova teórica e para os estafantes treinamentos para o teste físico.
Foi essa vontade que nos fez continuar acreditando mesmo durante a angústia da espera da convocação. Que nos tranqüilizou no momento de nos adaptarmos à nova rotina - e, para muitos, à nova cidade.

Que nos deu coragem para enfrentar o medo diante da incerteza da nossa futura morada e que, principalmente, nos deu forças para enfrentar as inúmeras adversidades.
Quem não sentiu dificuldade com os 5km? O calor intenso? Alguns ainda tiveram que superar lesões e fraturas. Mas superamos tudos isso. Era necessário para estarmos aqui hoje!

E os sábados cheios de provas? As madrugadas de estudo e os turnos integrais de aula? A sufocante saudade dos familiares e dos amigos?
Eles, que, com uma paciência infindável, nos incentivaram, compreenderam nossa ausência, nosso cansaço, nossa preocupação, nossa angústia, e permaneceram ao nosso lado, com um sorriso, um abraço e uma palavra de apoio.

Eles que, muitas vezes, não entenderam a nossa escolha, mas a respeitaram. Eles que talvez nos consideraram insanos por optar por uma das profissões mais difíceis do mundo, na qual colocamos nossa vida à prova diariamente e precisamos estar a todo tempo tecnicamente preparados, pois nossos atos necessitam combinar rapidez com precisão, e não nos é permitido errar.

Nesse aspecto, há que se mencionar o excelente trabalho dos professores na troca de conhecimento, no relato de experiências e por todo o companheirismo nesse período.
Colegas, cada um aqui superou seus limites, fomos muito além do que um dia imaginamos.

Mas só conseguimos porque apoiamos uns aos outros, porque criamos amigos que levaremos para a vida inteira.
Ainda que tenhamos muitas lembranças, com certeza a mais marcante que vamos levar para todo sempre, será a união que nos fez, dia após dia, AMIGOS. Eu disse AMIGOS, porque não fomos simplesmente colegas, fomos MAIS! Fomos além do coleguismo.  Fomos e somos AMIGOS!

Sociedade gaúcha, tenho orgulho de hoje poder afirmar que 772 novos policiais, honrarão o Estado democrático de direito, atuando na mais estrita legalidade em defesa do povo gaúcho.
E estaremos sempre prontos, para SERVIR e PROTEGER.

4 comentários:

  1. Excelente, verdadeiro e emocionante!!! Só quem estava lá pra saber o que essa voz e essas palavras causaram!!!
    Thaiani Porto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns guerreiro vc merece todo sucesso .....é um lutador nato .....grande abraço e sucesso .....

    ResponderExcluir