Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Um ano novo se inicia

Primeiramente gostaria de abraçá-los, mesmo que tardiamente, pela chegada de um novo ano.

Eu estava viajando e, por isso, novamente desliguei-me do Blog.

Novamente estarei em casa por alguns dias, pela conversão de horas extras em folga.

Enquanto não recebo em dinheiro, tiro folga.

Como não ganhei na Mega da Virada, o trabalho segue.

Muito embora talvez seguisse trabalhando mesmo com esse "dinheirinho" a mais.

Eu estava na região Serrana do Estado quando fiquei sabendo da notícia da morte do foragido mais procurado do RS.

Conheço um dos PMs que estava na ocorrência, já que ele é natural de São Luiz Gonzaga.

A placa de um dos carros, clonada, era de São Luiz Gonzaga.

Estanhas e interessantes coincidências.

Embora a função policial seja a de exercer seu papel preservando vidas, acredito que, no caso mencionado, muito embora com as mortes, isso foi feito.

Foram preservadas as vidas dos reféns e dos policiais.

Pela descrição dos fatos, uma cena surreal, onde a técnica foi auxiliada pela sorte.

Tivessem os policiais acertado um dos reféns, seriam crucificados por uma atuação desastrada, independente da morte de bandidos.

Ninguém quer saber o motivo do erro da Polícia.

Não nos é permitido errar.
Diante de todas as circunstâncias (policiais em número inferior, feridos, com armamento inferior, bandidos com muitos reféns, a escuridão de uma estrada vicinal) vejo como uma ação iluminada, digna de medalha e promoção por ato de bravura.

Há alguns dias, recebi minha segunda portaria de louvor, pela pariticpação naquela primeira operação, em Itaqui (aquela do gato preto).

Isso é gratificante.

Ninguém trabalha só pelo dinheiro.

O reconhecimento sempre nos motiva ainda mais.

Que o novo ano que começa seja promissor, com muito combate à criminalidade.

Sempre, claro, voltando para casa.

14 comentários:

  1. pARABENS PELO BLOG AMIGO, ACOMPANHO SEMPRE, E ESTOU RUMO A MINHA APROVAÇÃO E REALIZAÇÃO DO MEU SONHO EM SER POLICIAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Junior.
      Que tudo dê certo nessa nova caminhada.
      Abraço!

      Excluir
    2. Parabéns ao Papa Mike que em estrito cumprimento do dever legal matou o bandido. Mas Luiz! Aí no seu estado não tem equipe de operações especiais, seja na PM seja na PC, não??? Tava lendo na Internet que deixaram esse grupo criminoso escapar mais uma vez, e eles fizeram mais reféns!!!

      Que Polícia legal essa hein! rsrs
      Ser reconhecido por trabalhar em uma operação tranquila igual a essa...

      Se a minha fosse assim, eu seria reconhecido todos os dias quando eu era lotado na Divisão de Capturas, pois sempre tínhamos resistência.

      Ah, e parabéns, Luiz! Pelo que dá pra ver, você começou muito bem na Polícia! Se não conseguir passar pra Delegado, certamente daqui um tempo tem condições de se tornar chefe de operações/investigações.

      Em que situação ganhou sua primeira portaria de louvor?

      Papa Charlie

      Excluir
    3. Olha, acho complicado criticar os colegas sem saber exatamente a situação.
      Sei que mais de 200 policiais estavam no cerco, então, acho que fizeram o possível para capturar os bandidos, mas, como sabemos, nem sempre é possível, ainda mais quando há uma área de mata muito grande.
      E não considero uma operação tranquila quando um PM sai ferido com um tiro de fuzil no braço e outro na perna e outro pm tamém sai ferido com um tiro de raspão, mas tudo bem, é questão de ponto de vista.
      A primeira portaria foi pelo trabalho investigativo em uma fazenda no interior, fato já narrado em outra postagem.
      Abraço!

      Excluir
    4. Grande Luiz!
      Parabens pelo blog e pelo traalho.

      Ao papa fodão acima, desde quando a policia mata em estrito cumprimento do dever legal? So se for no seu estado...

      Abraço e parabens de novo, Luiz.

      Excluir
  2. Luiz, quando falei 'operação tranquila', referia-me a sua operação e não à tentativa de roubo a fábrica de jóias quando os PMs atuaram (bravos PMs). Pelo que me lembro, a situação em que você atuou e relatou no blog foi o cumprimento de alguns mandados de prisão, que foi tranquilo. Até agora tudo o que eu li no seu blog foi muito tranquilo. Afinal você é lotado no interior do RS e é bem novo na função. Caso fosse Inspetor na capital do Rio de Janeiro já teria tido uns sustos maiores. rsrs Como fazer blitz em via expressa cercada por favelas portando FAL, M4 e sem colete. Errar o endereço, entrar em uma favela e ser atacado por bandidos portando AK47...

    Refiri-me a essa parte: "Há alguns dias, recebi minha segunda portaria de louvor, pela pariticpação naquela primeira operação, em Itaqui (aquela do gato preto).".

    Entendeu agora? Tanto que parabenizei o PM! E quando falei 'que polícia é essa', referia-me à PC, ironizando, por ela reconhecer um agente por apenas cumprir mandados de prisão.

    É evidente que quando policiais são feridos, não é uma situação tranquila!

    Enfim, não confunda. Eu não falei que o trabalho dos PMs foi tranquilo, falei sobre o seu trabalho. Ok?

    Para o anônimo, basta estudar um pouco de direito penal, excludentes de ilicitude. O PM estava trabalhando, logo, estrito cumprimento do dever legal. O dever do policial não é matar bandido, mas se ele precisou fazê-lo, o fato é lícito e está em estrito cumprimento do dever legal. Se eu, mesmo sendo policial, matar um bandido, mas não estiver trabalhando, estarei em legítima defesa.

    Um abraço, Luiz.

    Papa Charlie.

    ResponderExcluir
  3. Ao PapA Charlie, até onde sei, mesmo o PM estando em serviço caracterizaria legitima defesa. Propria ou de terceiros. A policia, em hipotese nenhuma, mata eem estrito cumprimento do dever legal.
    Enfim, discutir isso nao e o foco principal do Blog e nao estou aqui pra tumultua-lo.

    Continue postando, Luiz. É sempre um incentivo a mais aos futuros policiais.
    Abraoco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, é complicado mesmo falarmos sobre esse assunto porque o código penal não conceitua, a doutrina o faz. Logo, isso dá muita discussão. Apesar de ser bacharel em Administração e não em Direito, eu tenho ótimos conhecimentos em direito, afinal, preciso para exercer minha atividade de policial civil. Então, basicamente, cada autor, autoridade diz uma coisa. Mas eu tenho para mim que se o agente está em serviço, é estrito cumprimento do dever legal, sim.

      Veja o que diz o professor Rogério Sanches Cunha: "Os agentes públicos, no desempenho de suas atividades, não raras vezes, devem agir interferindo na esfera privada dos cidadãos, exatamente para assegurar o cumprimento da lei. Essa intervenção redunda em agressão a bens jurídicos como a liberdade, a integridade física ou a própria vida. Dentro de limites aceitáveis, tal intervenção é justificada pelo estrito cumprimento de um dever legal".

      Destarte, estrito cumprimento do dever legal não é apenas entrar em um domicílio tendo o mandado ou em outros casos, ou privar alguém de sua liberdade se for em flagrante delito ou também tiver o mandado. Podemos dizer que se um policial em serviço acabar matando (se for inevitável) está sim em estrito cumprimento do dever.

      Complementando, legítima defesa é uma ação do estado que reconhece ser incapaz de fornecer toda a proteção para seus cidadãos. Logo, legítima defesa só é praticada por pessoas comuns, não agentes públicos a serviço do Estado. Nós policiais temos o dever de agir em uma agressão, logo, usando os meios necessários para saná-la, estaremos em estrito cumprimento do dever legal. Concluindo, legítima defesa: cidadão age, porque o Estado transferiu para ele essa ação, é uma ação facultativa. Estrito cumprimento do dever legal: agente público é obrigado a agir, e o faz sem excesso, senão torna o fato ilícito.

      Desculpa aí, Luiz, bagunçando seu blog... rs rs
      Saindo aqui da Coordenadoria, de casa não acessarei seu blog, pode ficar tranquilo! rs rs

      Papa Charlie

      Excluir
    2. Sem problemas.
      Qualquer discussão, desde que embasada por argumentos e pautada pela educação, é bem vintda.
      Abraço!

      Excluir
  4. Portaria de louvor... a PC RS é assim mesmo, enquanto alguns dão o sangue e não recebem um único elogio apenas, outros dão passeios e recebem portarias de louvor, é assim mesmo que funciona, infelizmente depende só de o Delta ir com a cara do sujeito... é uma pena, pois isso no final causa uma discrepância absurda quando das promoções. Mas tudo bem, não é isso que nos move, injustiças já vemos no dia a dia, porque não as veríamos também em nossa profissão? Inspetor PC RS

    ResponderExcluir